NOVEMBRO
Em
Novembro foi aplicado o projeto desenvolvido que constituía de videos do
programa televisivo “Mundo de Beakman” e um vídeo do canal do Youtube “Manual
do Mundo” em que os alunos tinham que assistir ao vídeo e elaborar uma resposta
para uma pergunta de caráter aberto.
No 2º Ano*, um vídeo sobre Frequência do Som, do mesmo programa
E no 3º Ano*,“Como
fazer uma lâmpada caseira (experiência de elétrica)” do canal do YT “Manual do
Mundo”
O
desempenho dos alunos foi observado muito superior no video do 3º ano. A
construção de uma máquina complexa com materiais simples, foi melhor assimilado
na hora de responder uma questão posterior ao video. Sendo essa a unica série
com um video de passo-a-passo, despertando maior interesse dos alunos.
*salas do ensino médio
*salas do ensino médio
OFICINA DE TEATRO - Parte 1
Foi-nos proposto a realização dessa oficina pelas nossas coordenadoras do subprojeto Interdisciplinar, devido ao caráter teatral que seguimos. Então, conhecemos a Cia. Arte Ciência no Palco, graças a isso. Essa cia. de teatro, tem como residência o Teatro de Arena Eugênio Kusnet e fica localizado no centro de São Paulo - SP. Na Oficina "Educando com Arte" foram propostas várias atividades de pesquisa e debates no decorrer das semanas.
Através da oficina, pudemos conhecer melhor o espaço deles e o reconhecimento de grandes atores e diretores ali presentes.
A oficina tinha uma duração de quatro semanas, com três horas semanais. Sendo delas, divididas em duas partes. A primeira com pesquisa e amadurecimento do eu professor-ator e a segunda, em colocar em prática em uma pequena esquete criada por nós em conjunto a eles.
Durante a primeira parte, que se estendeu pelas três primeiras semanas, assistimos vários trechos de filmes e lemos alguns textos (que enunciarei no próximo post) para desenvolver essas habilidades.
E a maior questão que atravessou esses encontros era "o papel do professor como ator" na sala de aula. Até que ponto a dramaturgia e o teatro podem ajudar e discussões em cima do fato de pequenas esquetes-debate instigarem os alunos a pensar e desenvolver seu ponto de vista através de argumentos.
Outros pontos curiosos atentados nos encontros foi o poder criativo no patamar de potencial humano, ou seja, a exportação de jovens para soluções criativas dentro de empresas de tecnologia.
Para ilustrar essa discussão, o diretor Carlos Palma enunciou a frase de Albert Einstein:
"A imaginação é mais importante que o conhecimento"
Mas alertou ao cuidado na hora de interpretá-la. Para que não menosprezem o ensino e não sejamos inocentes em achar que Einstein queria dizer para apenas usarmos a criatividade e o "legal".
No último encontro da primeira parte da oficina, foi focado na interação entre locutor e ouvinte e algumas técnicas na colocação da voz.
Ele convidou um a um para ir a frente ler um trecho do texto e observou vários pontos que não tínhamos reparado. Um deles, foi o fato de todos que se dirigiram a frente para ler, ficaram localizados atras da fila de cadeiras no palco como um meio de proteção.
E encerrou o encontro com a discussão de alguns paradoxos na hora de estimular o pensar dos alunos ou até mesmo de nós. Citou ainda sobre uma pesquisa psicossocial no tema de "paradoxos" feita pela Universidade de Harvard.



